Compartilhem esse post ou baixem o documento word e divulguem Manifesto à Educação
Prezados professores(as), orientadores(as) e alunos(as),
É com muito pesar que escrevo neste texto duas constatações de organismos internacionais: a primeira diz respeito à capacidade dos alunos nas habilidades de leitura, ciências e matemática. O Brasil ocupa o 59ª em leitura, 63ª em ciências e 66ª em matemática, de acordo com o índice internacional de PISA, que avalia jovens de 15 anos em 72 países:
http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/brasil-mantem-ultimas-colocacoes-no-pisa/
A segunda é que a nossa melhor universidade, a USP, está entre as posições 251ª e 300ª no ranking mundial das melhores universidades do mundo, o Times Higher Education (THE): http://g1.globo.com/educacao/noticia/usp-perde-quase-100-posicoes-em-ranking-de-universidades-desde-2012.ghtml
Eu poderia continuar com índices desanimadores, como a posição em relação à proficiência no inglês, língua franca e, portanto, da comunicação científica, ou falar sobre a porcentagem de alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação. Porém, prefiro tentar ajudar com motivação positiva e inspiração, pois acredito que seja possível mudar, pouco a pouco, esse cenário.
Nos últimos dois anos, tenho dedicado minha vida à missão de propagar o que eu venho aprendendo sobre educação, metodologia e ensino de inglês pelo país e afora. Meu objetivo é alcançar o maior número de pessoas e plantar a semente da mudança, que será demorada, sem dúvida, mas muito necessária.
Então, se você é professor ou professora, lembre-se da sua missão e da nossa posição no mundo. Alguma coisa não está funcionando bem e todos sabemos que a estrutura, as instituições, o sistema e as condições de trabalho não facilitam nosso trabalho. No entanto, peço que se perguntem o seguinte: o que eu posso fazer que dependa somente de mim para melhorar esse quadro?
Se você é aluno ou aluna, meu pedido é simples, porém de concretização muito difícil. Perceba o quão privilegiado você é pelo fato de estar na educação superior de um país no qual a educação não é valorizada. Perceba que os professores, muitas vezes, não tem a formação adequada e, que mesmo assim, tentam ajudá-los da melhor maneira possível. Percebam que dar o seu melhor em um país com esses índices tão baixos ainda está muito aquém da qualidade mundial. E, finalmente, percebam que a educação é libertadora e o único caminho para resolver os problemas dos quais tanto reclamamos no nosso país. Agarrem essa oportunidade e sejam as melhores versões de si mesmos.
Para ajudar, coloco abaixo links que pretendem resolver um dos principais problemas gerados pela má qualidade do ensino brasileiro e que tem impacto direto na qualidade e no alcance das nossas universidades: a escrita. Contudo, peço que se dediquem no estudo de pelo menos dois dos links que disponibilizo e que procurem outras maneiras de sanar suas deficiências com a escrita acadêmica/científica. Sugiro que façam um dos cursos online e que comprem o livro que recomendo ou que baixem a apostila em PDF.
Não tenho a pretensão de dizer que isso será o suficiente para resolver todos os problemas, mas o primeiro passo é o mais importante. O resto é com vocês e sei que vocês têm capacidade. Ajudem os professores a ajudar vocês e corram atrás da resolução das dificuldades adquiridas. Sejam mais proativos!
Com esse pequeno esforço meu, um esforço maior do corpo docente das instituições de ensino e um esforço maior ainda de você, aluno ou aluna de qualquer nível do sistema educacional, tenho certeza que a qualidade da educação no nosso país melhorará pelo menos um pouco. Esse é o meu sonho e espero que a partir desse estímulo também seja o seu.
Vídeo aulas e cursos online de redação científica:
http://porvir.org/videoaulas-gratuitas-ensinam-fazer-de-tcc-tese/20130813/
https://www.youtube.com/watch?v=mg_xpd-xk9c&list=PL838A236D33BA042E
Livros e manuais sobre redação científica:
http://www.bestwriting.com.br/Guia-Pratico-para-Redacao-Cientifica.htm
http://www.bestwriting.com.br/Dicas-para-Redacao-Cientifica-4-Edicao.htm
http://www.redacaocientifica.com/images/pedroreiz/manual-de-tecnicas-de-redacao-cientifica.pdf
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/7511/1/doc68.pdf
http://www.escritacientifica.sc.usp.br/livros-e-outros-materiais/
#edcroks. excelente palestra. Como é importante saber pensar, escrever, educar, aprender. Vamos em frente.
Obrigado, Ieda! Fico feliz que tenha gostado da palestra. Outras virão em breve. Abraços!