Manifesto à Educação de Qualidade – Escrita Científica

Compartilhem esse post ou baixem o documento word e divulguem Manifesto à Educação

Resultado de imagem para escrever artigo

Prezados professores(as), orientadores(as) e alunos(as),

É com muito pesar que escrevo neste texto duas constatações de organismos internacionais: a primeira diz respeito à capacidade dos alunos nas habilidades de leitura, ciências e matemática. O Brasil ocupa o 59ª em leitura, 63ª em ciências e 66ª em matemática, de acordo com o índice internacional de PISA, que avalia jovens de 15 anos em 72 países:

http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/brasil-mantem-ultimas-colocacoes-no-pisa/

A segunda é que a nossa melhor universidade, a USP, está entre as posições 251ª e 300ª no ranking mundial das melhores universidades do mundo, o Times Higher Education (THE):  http://g1.globo.com/educacao/noticia/usp-perde-quase-100-posicoes-em-ranking-de-universidades-desde-2012.ghtml

Eu poderia continuar com índices desanimadores, como a posição em relação à proficiência no inglês, língua franca e, portanto, da comunicação científica, ou falar sobre a porcentagem de alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação. Porém, prefiro tentar ajudar com motivação positiva e inspiração, pois acredito que seja possível mudar, pouco a pouco, esse cenário.

Nos últimos dois anos, tenho dedicado minha vida à missão de propagar o que eu venho aprendendo sobre educação, metodologia e ensino de inglês pelo país e afora. Meu objetivo é alcançar o maior número de pessoas e plantar a semente da mudança, que será demorada, sem dúvida, mas muito necessária.

Então, se você é professor ou professora, lembre-se da sua missão e da nossa posição no mundo. Alguma coisa não está funcionando bem e todos sabemos que a estrutura, as instituições, o sistema e as condições de trabalho não facilitam nosso trabalho. No entanto, peço que se perguntem o seguinte: o que eu posso fazer que dependa somente de mim para melhorar esse quadro?

Se você é aluno ou aluna, meu pedido é simples, porém de concretização muito difícil. Perceba o quão privilegiado você é pelo fato de estar na educação superior de um país no qual a educação não é valorizada. Perceba que os professores, muitas vezes, não tem a formação adequada e, que mesmo assim, tentam ajudá-los da melhor maneira possível. Percebam que dar o seu melhor em um país com esses índices tão baixos ainda está muito aquém da qualidade mundial. E, finalmente, percebam que a educação é libertadora e o único caminho para resolver os problemas dos quais tanto reclamamos no nosso país. Agarrem essa oportunidade e sejam as melhores versões de si mesmos.

Para ajudar, coloco abaixo links que pretendem resolver um dos principais problemas gerados pela má qualidade do ensino brasileiro e que tem impacto direto na qualidade e no alcance das nossas universidades: a escrita. Contudo, peço que se dediquem no estudo de pelo menos dois dos links que disponibilizo e que procurem outras maneiras de sanar suas deficiências com a escrita acadêmica/científica. Sugiro que façam um dos cursos online e que comprem o livro que recomendo ou que baixem a apostila em PDF.

Não tenho a pretensão de dizer que isso será o suficiente para resolver todos os problemas, mas o primeiro passo é o mais importante. O resto é com vocês e sei que vocês têm capacidade. Ajudem os professores a ajudar vocês e corram atrás da resolução das dificuldades adquiridas. Sejam mais proativos!

Com esse pequeno esforço meu, um esforço maior do corpo docente das instituições de ensino e um esforço maior ainda de você, aluno ou aluna de qualquer nível do sistema educacional, tenho certeza que a qualidade da educação no nosso país melhorará pelo menos um pouco. Esse é o meu sonho e espero que a partir desse estímulo também seja o seu.

Vídeo aulas e cursos online de redação científica:

http://porvir.org/videoaulas-gratuitas-ensinam-fazer-de-tcc-tese/20130813/

https://www.youtube.com/watch?v=mg_xpd-xk9c&list=PL838A236D33BA042E

http://zucoescrita.com/

https://unieducar.org.br/catalogo/curso-gratis/elaboracao-de-trabalho-cientifico-da-pesquisa-a-redacao-final-gratuito

Livros e manuais sobre redação científica:

http://www.bestwriting.com.br/Guia-Pratico-para-Redacao-Cientifica.htm

http://www.bestwriting.com.br/Dicas-para-Redacao-Cientifica-4-Edicao.htm

http://www.redacaocientifica.com/images/pedroreiz/manual-de-tecnicas-de-redacao-cientifica.pdf

http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/7511/1/doc68.pdf

http://www.escritacientifica.sc.usp.br/livros-e-outros-materiais/

 

 

Published by

André Hedlund

André Hedlund is a Chevening Scholar from Brazil, MSc in Psychology of Education from the University of Bristol in the UK, and a pedagogical consultant for National Geographic Learning. He has been an EFL teacher for over 15 years and has worked both as an academic coordinator and a CamLa (Cambridge and Michigan Language Assessments) examiner at a Brazilian Binational Center. Currently, he is the president of an ONG called Partners of the Americas Goiás and the representative of the Brazilian TESOL's Mind, Brain, and Education Special Interest Group in the Midwest.

2 thoughts on “Manifesto à Educação de Qualidade – Escrita Científica”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s